A Pastoral do Catecumenato Adulto, diferentemente das Pastorais específicas de Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma, visa proporcionar uma preparação para esses sacramentos para pessoas que já ultrapassaram a idade média das turmas dessas Pastorais e que não tem os 03 (três) sacramentos. Para esse efeito, considera-se adulto as pessoas maiores de 18 anos, mas não se exclui sem análise os casos que aqui não se enquadrem.  Através de um programa de catecumenato que segue a linha proposta no RICA (Ritual de Iniciação Cristã para Adultos) essa Pastoral encara o desafio do tempo presente, sendo intermediária da Graça de Deus para todos os adultos que desejam aproximar-se dos Sacramentos da Iniciação Cristã, com uma formação autêntica e testemunhal que desperte no coração o desejo de servir ao Senhor Deus em sua vida particular, familiar, comunitária e social.

Documentos

• Cópia simples de Certidão de Nascimento, RG, CPF, Comprovante de Residência e uma Foto 3x4 atual e anexar a este processo.
  • Bíblia Sagrada Tradução Oficial da CNBB
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Para um bom andamento e eficiente desenvolvimento da Catequese Catecumenal, fica registrado e acordado que o catecúmeno poderá ter no máximo sete faltas ao longo do Ano Litúrgico Catequético Pastoral.
  • Se necessário for, serão dados alguns encontros catequéticos/mistagógicos extras para um reforço ou para repor algum assunto perdido e que poderia, por sua vez, prejudicar a boa compreensão da Doutrina da Fé e Moral por parte do cantecúmeno.
  • Os encontros serão ministrados segundo as orientações do Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA), tradução portuguesa para o Brasil da edição típica. Paulus Editora. 2001. São Paulo/SP.
  • O catecúmeno receberá os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia) na Celebração Solene da Vigília Pascal, no Sábado Santo, quando a Santa Igreja vive o Tríduo do Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.
Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo
Igreja Católica Apostólica Romana
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora